Faça a coisa certa
Faça a coisa certa
Trabalho apresentado ao Professor: Renato Carminatti da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA, como requisito para avaliação. 1° Semestre de Direito B
Itamaraju/Ba
2012
Faça a coisa certa
SILVA, Adriano. Faça a coisa certa. Revista Exame. Editora Abril. São Paulo p. 1-3. 2002.
Conclusões do autor
Se todos os cidadãos tivessem assegurados os mesmos direitos por meio de sistemas sólidos e funcionais, essa indústria do jeitinho perderia o sentido. Assim não existiria nenhuma maneira desse jeitinho brasileiro se instalar. Só falta saber se você, que forma e dirige o país, toparia essas mudanças de paradigma ou prefere deixar isso para outro dia.
Digesto
Em relação ao que se produz se fatura, e o que se é investido o Brasil obteve ganhos muito expressivos nos últimos anos, mas temos que procurar a capacidade real do interesse como nação, de aprender, crescer, perseguir a excelência em tudo o que fazemos.
Fazer mais, melhor, mais rápido, e mais barato. O jeito detalhista, rigoroso e autocrítico, não faz parte de uma grande parte do povo brasileiro. Mas essas características estão na base da eficiência. Mas nós não perseguimos a excelência, consideramos que o aperfeiçoamento é um esforço inútil.
A luta para incrementar os resultados obtidos, é tida como uma preocupação de quem não tem nada melhor a fazer o rigor seria o sinônimo de chatice, a análise uma etapa a ser pulada. A maioria de nós não resolve o problema de verdade, remendamos o problema por um tempo ao invés de resolvê-lo de uma vez por todas, que fazendo a metade dá menos trabalho que resolver por inteiro.
Metodologia
O autor nessa obra ele foca a ineficiência existente no Brasil pois ocorre uma lentidão para se alcançar o progresso. Muito de nós não buscamos resolver os problemas e sim remenda-los para usar por mais um tempo. Como sempre voltamos à estaca zero acumulamos os conhecimentos de uma forma lenta, absorvendo mal o