Fazenda são pedro
(ADMINISTRAÇAO)
Evolução do pensamento administrativo
Estudo de caso Fazenda São Pedro
RIBEIRAO PRETO
MAIO 2013
Estudo de caso da Fazenda São Pedro
Questões 1- O Sr. Oswaldo adota um modelo administrativo desde sempre moderado, evitando grandes riscos e investimentos; ao aceitar a proposta de se filho mais novo João de introduzir uma fábrica de laranja em sua propriedade foi uma atitude arriscada a seu ver, porém esta foi uma decisão impulsionada pelo desejo de dar continuidade ao seu legado na produção de laranjas e em plantações não dependente do monopólio canavieiro que comanda a região de ribeirão preto. Neste momento ele se depara com não somente com a decisão de arriscar um novo investimento que tem uma probabilidade de 50% de chances de ser acertada e 50% de ser uma tentativa falha.
Suponde estar no lugar decisório do Sr. Oswaldo, estudaria todas as oportunidades de vários ângulos; em primeiro lugar estudaria o ganho que teria em vender a Unilever (a qual mostrou interesse em compra) ou então uma possível parceria ou mesmo a compra de ações. Também verificaria a viabilidade econômica de optar pelos projetos de seus filhos, qual apresenta maior retorno financeiro. O segundo ângulo seria um estudo regional de busca pelo seu produto, o suco de laranja provavelmente não é uma preferência regional, e sim de um país de trópicos, quente e que esta sempre a procura de refrescos saborosos.
No lugar do Sr. Oswaldo procuraria a possibilidade de “mesclar” as suas oportunidades, a real necessidade de crescimento da fabrica de suco de laranja “Fazenda São Pedro”, pois é inevitável a entrada de sucos das grandes players. A começar com os projetos de seus filhos, atualizando as tecnologias de produção (benchmarking), reduziria os níveis hierárquicos, adotaria tendências de reengenharia (Equipes auto geridas, recompensa coletiva, medidas de desempenho: Clientes, treinamento e tomada de decisão), para estipular uma