Fazag
O indivíduo que direciona seus objetivos e interesses apenas para alcançar resultados para ele próprio, sobrepondo-se aos interesses daqueles que estão em seu convívio, revela menor consciência de grupo, dificultando o relacionamento coletivo.
Para demonstrar a diversidade de pensamento e interesses que motivam a conduta humana, vejamos o exemplo que segue:
Dizem que um sábio procurava encontrar uma pessoa íntegra, em relação a seu trabalho. Visitou uma obra e começou a indagar os que ali trabalhavam. Ao primeiro operário perguntou o que fazia e este respondeu que procurava ganhar seu salário. Ao segundo repetiu a pergunta e obteve a resposta de que ele preenchia seu tempo. Finalmente, sempre repetindo a pergunta, encontrou um que lhe disse: estou construindo uma catedral para a minha cidade.
A este último, o sábio teria atribuído a qualidade de ser integral em face do trabalho, como instrumento do bem comum.
Os exemplos na vida diária confirmam a intolerância com relação ao outro. O indivíduo move-se apenas para satisfazer objetivos no âmbito pessoal, particular. É tão comum, que foi possível acessar um caso concreto relatado no jornal Folha de São Paulo, enquanto elaborava este texto. Segue o fato:
“Um aposentado está internado em estado grave, em Salvador (BA), depois de ter sido agredido na fila de um caixa eletrônico, na terça-feira (19). José Sérgio Fontes, que é diácono da Igreja Católica, levou um soco no rosto e teve traumatismo craniano. Um perito do Instituto Médico Legal (IML) foi preso, suspeito de ser o responsável pela agressão. Segundo testemunhas, a confusão começou quando a vítima tentou evitar que o perito-técnico furasse a fila. Irritado, o suposto "penetra" teria agredido o aposentado. Ele está preso na Corregedoria da Polícia Civil”.
No campo profissional, as