historia da educação
Acadêmica: Maria Elizete Dias da Silva
Didática e a educação escolar
Euclides da Cunha – BA
Agosto de 2012
FAZAG
Este Trabalho foi solicitado pelo professor Alfons Henrick Altmicks a título de avaliação parcial na disciplina de meta ciência e meta disciplina.
Euclides da Cunha – BA
Agosto de 2012
A história da educação da brasileira não é uma história difícil de ser estudada. No Brasil a formação profissional das elites foi um fenômeno tardio. Somente a partir de 1930, foi instituído o ensino universitário no país, com a criação das universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O acesso a essas escolas ficava restrito as classes economicamente favorecidas, que almejavam os títulos de doutores e bacharéis. Já para a grande massa de trabalhadores o acesso à educação permaneceu restrita, pois não tinha como pagar seu estudos, e também por que não havia qualquer politica educacional definida.
Na década de 20, uma série de debates a expansão do ensino profissional, promovida pela câmara dos deputados daria uma nova questão ao propor a extensão do ensino aos desafortunados. Até a década de 30, o Brasil era um país agroexportador, tendo como base econômica. Desse modo, a característica de origem da educação profissional no Brasil, trazia implícita, a separação entre o trabalho manual e trabalho intelectual, entre os que pesam e os que executam.
Entre o manual e o intelectual vem de longa data mais precisamente da Grécia Antiga. A educação profissional, com um complemento, parece demostrar que o professor perde sua importância com o objeto de estudo, para o qual concorrem tecnologias e conhecimentos implícitos, enfim, uma base de saber que integra teoria e prática. De acordo com Jarbas Novelino Barreto a ausência de avanços na direção de uma pedagogia mais apropriada