Trabalho Curriculo
Acadêmica: Maria Elizete Dias da Silva
Didática e a educação escolar
Euclides da Cunha – BA
Junho de 2012
FAZAG
Este Trabalho foi solicitado pelo professor Alfons Henrick Altmicks a título de avaliação parcial na disciplina de meta ciência e meta disciplina.
Euclides da Cunha – BA
Junho de 2012
O capítulo fala sobre a competência e habilidade a serviço do mercado. Ao longo do tempo a educação profissional no Brasil tem seguido um novo caminho, vale ressaltar algumas iniciativas legais que vem permeando o cenário nacional.
As competências profissionais começam a ser discutido no mundo empresarial dos anos 80, no contexto da crise estrutural do capitalismo que configura, nos países centrais, no inicio da década de 70.
O sistema capitalismo começa a entrar em crise no momento em que o modelo taylorista fordista de produção que vigorou durante quase todo o século XX na indústria esgota-se e não consegue mais garantir a produção do capital e enfrentar as resistências dos trabalhadores quanto essa crise, com a diminuição das taxas de lucro decorrente dos exerço de produção, a intensificação das lutas sociais.
O novo papel de trabalhador exigido de uma demanda de formação profissional baseada em novas formas de concepção, de organização e gestão do mundo do trabalho e uma formação geral que promova o ensino de novas habilidades e competências.
O currículo por competência é o meio pelo qual a pedagogia das competências se institucionaliza na escola, com o objetivo de promover o encontro entre formação e emprego, fundamentando na redefinição do sentido dos conteúdos de ensino, de modo a atribuir sendo pratico aos saberes escolar. Essas competências são definidas como referência às situações que os alunos deverão mostrar ser capazes de compreender e dominar.
Para análise dos processos de trabalho, mesmo que exista uma