Fayol
Oficinas, Famílias, a administração pública e privada, todos requerem bons chefes. Tal necessidade se manifestou durante a 1ª guerra mundial. (9)
O fayolismo é uma “escola de chefes”. (9)
Fayol criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais. Dai sai diversos estudos diferentes, em destaque para o métodos de Fayol com destaque na administração pública, tanto é que esse método foi aplicado no serviço de Correios, Telégrafos e Telefones da França. (9/10)
Para o fayolismo, toda administração significa previsão, organização, mando, coordenação e fiscalização. (10)
Seu livro, Administração Gerencial e Industrial, teve como base os fatos que o chamavam atenção diariamente. (10)
Sua doutrinas administrativas tem por objetivo facilitar a gerencia de empresas, sejam industriais, militares ou de qualquer índole. (10)
Para Fayol: “A capacidade essencial dos agentes inferiores é a capacidade essencial dos grandes chefes, é uma capacidade administrativa.” (10)
**Principios gerais da Administração no Fayolismo: a divisão do trabalho, a autoridade, a responsabilidade, a disciplina, a unidade de mando, a convergência de esforços, a estabilidade pessoal e a remuneração adequada as capacidades. (10)
Atualidade de Henri Fayol
**Três aspectos essenciais do pensamento de Fayol: a administração ou management é um método geral, a administração diz respeito ao governo das organizações e a administração repousa sobre o conceito de sistema. (12)
**“O management desempenha na direção de todas as organizações, grandes e pequenas, industriais, comerciais, políticas, religiosas ou outras papel muito importante.” Se colocar administração no lugar de management e negócios no lugar de organização, refletimos seu pensamento na atualidade. (12)
Dirigir: conduzir a empresa para atingir sua meta, procurando aproveitar, da melhor maneira possível,