PCFR
Um novo movimento de esquerda foi formado por iniciativa do PCFR em 7 de agosto de 1996. Foi chamado de União Popular Patriótica da Rússia (UPPR) e consistia de mais de 30 organizações nacionalistas de esquerda e de direita. Em 1996, Ziuganov foi lançado candidato à presidência pelo PCFR e foi apoiado pela UPPR. Ele recebeu apoio do proeminente intelectual Aleksandr Zinovyev (dissidente do regime soviético que virou adepto do comunismo durante a perestroika) e de Zhores Ivanovich Alferov, que venceria o Prêmio Nobel da Física em 2000.
Antigos membros de PCFR incluem políticos famosos que abandonaram o partido após suas idéias colidirem com as de Ziuganov, que tem o apoio da maioria dos membros. Entre os dissidentes mais notáveis estiveram Gennady Seleznev (em 2001), Sergey Glazyev (em 2003) e Gennady Semigin (em 2004).A ideologia oficial do partido é marxismo-leninismo, comunismo e patriotismo. O PCFR enfatiza sua origem russa e constantemente invoca o patriotismo e o nacionalismo, em adição ao marxismo-leninismo do PCUS. Ao contrário do PCUS após 1956, o PCFR celebra o governo de Josef Stálin. Andrei Brezhnev, neto do líder soviético Leonid Brezhnev, criticou o PCFR por abandonar o ateísmo e pela reaproximação de Ziuganov com a Igreja Ortodoxa Russa.
A maioria dos comentaristas políticos caracterizam a ala dominante de Ziuganov como mais nacionalista (ou "patriótica-popular", como se auto-definem os militantes do partido) do que marxista-leninista. Alguns consideram que a única facção do PCFR que pode ser ideologicamente definida como