Fayol
Jules Henri Fayol, foi um engenheiro de minas francês, nasceu em Constantinopla em 1841. Estudou na escola de Minas de Saint-Étiene e foi diretor de diversas sociedades de sua especialidade, em particular da Sociéte Anonyme de Commentry-Four-chambault ET Decazeville, que dirigiu de 1888 a 1918.
Filho de pais franceses André Fayol e Adélaïde Saulé, Fayol teve três irmãos Marie Henriette, Madeleine e Henri Josephi.
Dedicou-se desde a juventude ao estudo dessa matéria, chegando a criar a doutrina que leva o seu nome, Fayol criou o centro de Estudos Administrativos, onde se reunia semanalmente com pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais.
No começo de sua carreira como engenheiro de minas de commentry, em 1860, Fayol adquiriu o costume de anotar diariamente os fatos que chamavam sua atenção. Dessas notas, sua comparação e suas conseqüências, nasceu o renomado livro desse autor: Administração gerencial e industrial.
“ Minha doutrina administrativa” disse Fayol, “ tem por objetivo facilitar a gerência de empresas, sejam industriais, militares ou qualquer índole. Seus princípios,suas regras e seus processos devem, pois, corresponder tanto ás necessidades do exército como ás da industrias”.
Definição de administrador:
A empresa pode ser divida em seis grupos:
1º) operações técnicas: produção, fabricação,transformação.
É a função relacionada com a produção de bens ou serviços da empresa. Fayol não considerava a capacidade técnica como função primordial de uma empresa.
2°) operações comerciais: compras, vendas, permutas.
É relacionada com a compra, venda e permuta de matéria – prima e produtos pois se tivermos a habilidade de compra unida á sagacidade e á decisão, temos uma maior vantagem de vendas.
3º) operações financeiras: procura e gerência de capitais.
Para Fayol o capital é necessário para toda e qualquer atividade