Fayol - processo administrativo
Quem foi Fayol?
Henry Fayol foi um Engenheiro de Minas e Administrador Francês, nascido na França no ano de 1841, foi um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração.
Uma das ideias básicas da administração é a definição: “administrar é planejar, organizar, executar, liderar e controlar”. Definição essa da escola do processo administrativo, ou enfoque funcional da administração.
Fayol era um dos integrantes da escola clássica da administração. Em 1860, Fayol foi contratado para trabalhar na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault, onde passou toda sua vida nessa empresa, aposentando-se como diretor geral, em 1918. Em 1888, quando foi promovido a essa posição, a empresa estava à beira do desastre. Os acionistas não recebiam nenhum dividendo desde 1885, as fábricas só produziam prejuízos e as minas de carvão estavam quase exauridas. Ele conseguiu mudar esse quadro, fechando unidades deficitárias, lançando novos produtos e adquirindo novas minas de carvão. Aos 77 anos, quando se aposentou, havia conseguido fazer uma empresa extremamente bem-sucedida.
Em 1916, aos 75 anos, Fayol publicou o livro Administração geral e industrial. Mas só se tornou conhecido em 1949, com o título General and industrial management.
Segundo Fayol a administração é uma função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição, e baseasse em cinco funções: planejamento, organização, comando, coordenação e controle.
Fayol diz também que a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo), que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle, por isso ele criou e divulgou sua própria teoria, a qual começa por dividir a empresa em seis atividades ou funções distintas.
Veja na figura.
1. Comercial (compra, venda, troca) 2. Financeira (procura e utilização de capital) 3. Administrativa (planejamento,