Fayol - administração industrial e geral
Henry Fayol
Henry Fayol começa seu texto dividindo o conjunto de operações de uma empresa em seis funções essenciais e, posteriormente, esclarecendo mais precisamente a 6ª função: 1. técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa; 2. comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação; 3. financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais; 4. segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas; 5. contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas; 6. administrativas, relacionadas com a previsão, organização, comando, coordenação e controle da empresa.
Elementos da função administrativa: “Prever é perscrutar o futuro e traçar o programa de ação; Organizar é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa; Comandar é dirigir o pessoal; Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os reforços; Controlar é velar para que tudo corra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.” (FAYOL,1994).
Após essa divisão, Fayol relacionou 14 princípios da administração os quais teve oportunidade de aplicar com mais frequência, são eles: * Divisão do trabalho – tem por finalidade o favorecimento da eficiência da produção, aumentando a produtividade e a qualidade, com o mesmo esforço. * Autoridade e Responsabilidade – “Autoridade consiste no direito de mandar e no poder de se fazer obedecer” (FAYOL,1994). Responsabilidade é a contrapartida da autoridade, sua consequência natural. * Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização. * Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens. * Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos