ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL E GERAL. FAYOL, HENRI.
Título da resenha: Administração Industrial e Geral.
Autor: Henri Fayol
Ano de produção: 1981
País de produção: São Paulo
Editora: Atlas
Considerado como um dos maiores contribuintes para o desenvolvimento do atual conhecimento em administração, Fayol trabalhou ao lado de Taylor e Ford, o mesmo procurou ter uma atenção maior à estrutura organizacional da empresa do que com seus funcionários (organização informal). Ele defendia cinco critérios, funções ou elementos da administração que a empresa deveria exercer, seriam eles: planejamento, organização, comando, coordenação e controle.
Fayol criou funções empresariais que toda empresa possui, formando um conjunto de operações: técnica, comercial, financeira, segurança, contabilidade e administrativa. Para o desenvolvimento de cada item, seria necessário um conjunto de qualidades pessoais, sendo elas: física (saúde, destreza, vigor), intelectuais (compreender e aprender, discernimento, força e agilidade intelectual), morais (energia, firmeza, dignidade, pró atividade), cultura geral (conhecimentos variados), conhecimentos especiais (específico a função) e experiência (prática).
Para o concretizar uma boa estrutura administrativa, Fayol elaborou quatorze princípios que toda empresa deveria seguir para alcançar o sucesso, entre eles, na minha opinião está o seu principal erro, a centralização do poder. Qualquer tipo de problema, teria que chegar ao entendimento a alta cúpula da empresa para que o mesmo fosse resolvido, havendo um congestionamento de informações, podendo levar a atrasos na produção.
Outro fator que prejudica a intenção que Fayol teve em elaborar uma estratégica que torna-se a organização mais eficiente, foi em não pensar nos funcionários subalternos ou as condições em que os mesmos trabalhavam, por mais que eles recebessem uma remuneração justa, ele procurou se atentar exclusivamente na estrutura organizacional da empresa, exigindo a máxima