Fauna e Flora do Brasil
A Amazônia é a maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil – ocupa quase metade (49,29%) do território nacional. Ele é dominado pelo clima quente e úmido (com temperatura média de 25 °C) e por florestas.
O bioma Amazônia é marcado pela bacia amazônica, que escoa 20% do volume de água doce do mundo.
A vegetação característica é de árvores altas. Nas planícies que acompanham o Rio Amazonas e seus afluentes, encontram-se as matas de várzeas (periodicamente inundadas) e as matas de igapó (permanentemente inundadas). Estima-se que esse bioma abrigue mais da metade de todas as espécies vivas do Brasil. As principais espécies de animais existentes na Floresta Amazônica são: arara vermelha; preguiça-de-três-dedos; quati; uirapuru; capivara; tartaruga da Amazônia; jacaré-açú; sucuri; harpia; anacã; onça pintada; irará; preguiça real; mico de cheiro; macaco uacari; macaco parauacu; sagui-imperador; tatu-galinha; quati-de-nariz-branco; papagaio-de-coroa-vermelha; ariranha; sagui-leaõnzinho; capivara; macaco-barrigudo; anaconda; jaguatirica.
Pantanal
É caracterizado por inundações de longa duração (devido ao solo pouco permeável) que ocorrem anualmente na planície, e provocam alterações no ambiente, na vida silvestre e no cotidiano das populações locais. A vegetação predominante é a savana. A cobertura vegetal original de áreas que circundam o Pantanal foi em grande parte substituída por lavouras e pastagens, num processo que já repercute na Planície do Pantanal.
As principais espécies do Pantanal são: periquito; beija-flor; papagaio; seriema; capivara; veado; macaco-prego; logo-guará; tamanduá; anta; quati; tatu; bicho-preguiça; peixe piranha; peixe pacu; cágado; iguana; sucuri; jabuti; calango-verde; jacaré-do-pantanal.
Cerrado
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e cobre 22% do território brasileiro. o que resulta em elevado potencial aquífero e grande