0551132548965
1098 palavras
5 páginas
FloraDefinição
Flora é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc) de uma determinada região ou ecossistema específico.
A Flora brasileira
É um termo muito utilizado em botânica. A flora numa determinada região pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de espécies. É o que acontece com a flora brasileira, pois em nosso país existem diversos ecossistemas como, por exemplo, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, entre outros. Cada ecossistema possuí flora específica, adaptada às condições ambientais da região.
Algumas espécies da flora brasileira:
Flora da Mata Atlântica: pau-brasil, bromélias, palmito-juçara, quaresmeira, begônias, citronela, salvia, acácia, passiflora.
Flora da Amazônia: seringueira, annona, attalea, fabaceae.
Flora do Cerrado: jacarandá, terminalia, connarus, andirá, salácia, Antonia, miconia, rustia formosa.
Flora da Caatinga: cecropia, cleome, combretum, sicana, cucumis, dioclea, abrus, acácia.
A biodiversidade representa um dos maiores tesouros brasileiros. Existem no Brasil diversos ecossistemas como, por exemplo, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, entre outros. Cada um deles possui um conjunto de espécies vegetais, ou seja, uma flora específica, adaptada às condições ambientais da região.
O Brasil possui a flora mais diversa do mundo, com mais de 55 mil espécies de plantas ou 22% do total mundial. Também encontra-se no País a maior riqueza de espécies de palmeiras (390 espécies) e de orquídeas (2.300), além de algas, gimnospermas (como o pinheiro), pteridófitas (samambaias) e briófitas (musgos).
A flora é um recurso de enorme valor para os organismos vivos e o homem pode fazer uso desta riqueza de diversas maneiras: na alimentação, medicina, vestuário, habitação e atividade industrial.
Uma das principais atividades econômicas no Brasil é o extrativismo vegetal. A madeira, por exemplo, é usada em construções, na carpintaria e na fabricação de instrumentos musicais. Da