faturamento
DEMAIS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Conforme Programa Analítico da Disciplina, esta aula estava dividida em:
13.1 – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
13.2 – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
13.3 – Demonstração do Fluxo de Caixa
13.4 – Demonstração do Valor Adicionado
porém, para um melhor entendimento, o conteúdo desta aula foi dividido para 3(três) aulas, a saber:
Aula 13: DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO(DMPL) e DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS(DLPA);
Aula 14: DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA(DFC) ;
Aula 15: DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO(DVA) e acrescentado a DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS, que embora não seja obrigatória pela nova legislação, sua elaboração pode ser de grande importância, gerencialmente. Introdução:
Conforme disposição acima, nesta Aula 13 estudaremos duas Demonstrações Financeiras: a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido(DMPL) e a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados(DLPA).
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO(DMPL)
Esta Demonstração evidencia a movimentação de todas as contas do Patrimônio Líquido, ocorrida durante o exercício. Assim, todo acréscimo e diminuição do Patrimônio Líquido são evidenciados por meio dessa Demonstração, bem como a formação e utilização das reservas (inclusive aquelas não originadas por lucro).
Através da vigência do Pronunciamento Técnico CPC 26, a DMPL passa a fazer parte do conjunto completo de demonstrações contábeis, passando a ser obrigatória para praticamente todas as empresas e substitui, de forma definitiva, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Com o objetivo de relatar todas as contas do Patrimônio Líquido, esse relatório parte do saldo no início do exercício e, de forma cronológica, chega ao saldo no final do exercício.
Utilidades da Demonstração das Mutações do