fatos e mitos do antigo egito
Capítulo 05:”Homem e Habitat”
Autora: Bakos, Margareth
Moças da Alegria (págs. 41-50) Este capítulo relata que as mulheres que não eram casadas e que estavam disponíveis a todos os homens, o “ir a outra casa”, certamente tinha uma quase definitivo sentido erótico.
O mestre escriba deixou bem claro que “as moças da alegria”eram temidas pelo poder de seduzir os homens e de desviá-los do trabalho.
A primeira rainha do Egito chamou-se Nitocris e, em 2.180 a.C ela sucedeu a Pepi II, o qual tinha reinado por 90 anos.
Com a morte de Nitocris, terminou o velho reino, passando-se quase quatrocentos anos até aparecer uma nova rainha: Sobkneferu.
Hatsepsut, foi a terceira rainha reinante, a partir de 1490 a.C.
Tawosret, foi a quarta rainha reinante e pertencia à XIX dinastia.
Cleópatra VII, foi a mais famosa dos governantes Ptolomeus, cuja história é muito conhecida. Ela teve um filho com o imperador romano Julio Cesar, que chamou-o de Cesário e dois filhos com Marco Antonio: Alexander Hélios e Cleópatra Selene.
Conclusão:
O estudo da situação feminina em contextos históricos da Antiguidade a entender como era a convivência entre os sexos. E a compreender como e por quê essas relações ateravam-se ao longo da História da Humanidade.
Analisar essa ligação , a formação da família nuclear, a valorização dos filhos, discuti-la com o grande publico. É sem duvida uma importante atividade da Universidade, porque informa expectativas da sociedade para com a academia, sendo ainda, a maneira de obter retorno e incentivo para as suas pesquisas.
Capítulo 5
O homem sentia-se pequeno e temeroso ante as suas próprias obras: sabia que o que foi plasmado e modelado pelas suas mãos não era criação sua e sim, obra dos benéficos deuses. Foram eles os inspiradores das idéias, das formas e dos instrumentos de sua arte. Nesse sentido o ser humano era ciente de que lhes coubera apenas a execução de concepções