Egito Antigo Original
Ele se situa no nordeste da África e limitava-se ao norte com o mar Mediterrâneo, ao sul com a Núbia, a leste com o mar vermelho e a oeste com o deserto da Líbia.
Possuía um território extenso e comprido, no qual se dividia em duas grandes regiões: o Alto Egito (região do vale) e o Baixo Egito (região do delta do rio Nilo), assim como a imagem abaixo representa.
O Egito possuía no vale delta do rio Nilo, uma vasta planície e o restante do território era composto por planaltos. O ponto de maior altitude do território egípcio é o Monte Sinai, com 2.285 metros, já o de menor altitude é a depressão de Qattara, com 133 metros.
O mapa abaixo mostra o nível da altitude ao longo do território egípcio.
Clima e vegetação do Antigo Egito
Ao longo dos anos o clima do Egito pouco de modificou, ele é predominantemente árido subtropical, com grandes variações de temperatura, que podem chegar a 13°C no inverno e 43°C no verão.
Ele possui a Caatinga hiperxerófica como vegetação predominante. Nesses terrenos, sendo eles praticamente todos irregulares, há poucas plantas, sendo a maioria de pequeno porte (vegetação rasteira) em um ambiente seco/desértico.
Rio Nilo
Sem dúvida, a existência do rio Nilo foi de suma importância para o desenvolvimento da civilização egípcia, visto que esses povos habitavam uma área desértica e de clima seco. Foi por causa da existência do rio que os egípcios puderam tornar a terra propícia para o desenvolvimento da agricultura. Por isso, o historiador grego Heródoto disse uma celebre frase: “O Egito é um presente do Nilo”.
O rio Nilo era a fonte de vida do povo egípcio, que vivia basicamente da agricultura.No período das cheias, as fortes chuvas sazonais (junho a setembro), faziam o Rio Nilo transbordar, encobrindo grandes extensões de terras que o margeavam, mas também, este fenômeno fertilizava o solo ao depositar matéria orgânica neste.Além de fertilização do solo, o rio trazia grande quantidade de peixes e dava chances a