fatos Internos
Internamente, deve-se observar toda a organização empresarial envolvida, a estrutura produtiva, os recursos humanos, os recursos financeiros, as estratégias de vendas e marketing, os controles administrativos - todos os detalhes do funcionamento da confecção. Tudo que se refere ao funcionamento de uma confecção e pode ser controlado pelas decisões dos proprietários são fatores internos.
As finanças de uma empresa são os resultados obtidos a partir das ações da empresa diante do inter-relacionamento dos seus fatores internos e externos. A competitividade também exige que as empresas atentem para uma boa gestão e controle dos recursos internos. É importante que acompanhem com seriedade as mudanças, tendências e informações do mercado consumidor, fornecedor e concorrente.
É próprio do mercado, seja ele qual for, realizar mudanças contínuas, seguindo novas tendências, assumindo formas diversas. Para poder atuar nele, é preciso conhecer as suas bases.
Fatores externos
O mercado está estruturado em três pilares básicos: o mercado consumidor (o cliente), o mercado fornecedor e o mercado concorrente. É verdade que eles funcionam em plena integração, mas é muito importante entender bem a função e a especificidade de cada um deles para agir com propriedade.
A avaliação do mercado toma como base a definição do segmento em que uma empresa pretende atuar.
Mercado consumidor
O mercado consumidor é representado pelas pessoas ou empresas interessadas nos produtos ou serviços que um empreendimento oferece - e, dessa forma, dele se tornam clientes.
O mercado consumidor primário