Fatores que interferem e favorecem as relações humanas
A Teoria das Relações Humanas esta muito mais ligada a área da psicologia organizacional, pois é uma teoria que surgiu nos estados unidos como conseqüência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração (CHIAVENATO, 2005).
Dentro do campo de estudos das relações humanas há variações para cada área especificamente: as relações humanas no trabalho, que será abordada neste trabalho; as relação humanas na saúde, na educação, relação humana social, etc.
Fatores que interferem e favorecem as relações humanas
Muitos são os fatores que interferem e favorecem as relações das pessoas. Acabamos de aprender que o pensamento é um comportamento, e assim sendo, ai está um exemplo de fator que interfere nas relações. A isso chamamos de fatores internos: pensamento, emoções, sensações, etc.
Um exemplo: você está atendendo um paciente, fazendo a sua coleta de sangue. Ao terminar a coleta, o paciente fala com você, e você não escuta bem o que ele falou, pois estava lembrando do seu filho que ficou doente em casa. O paciente se irrita, pois você não respondeu as perguntas dele.
No exemplo citado, o seu pensamento de preocupação com filho doente interferiu na relação que estavas tendo com o paciente.
Há também os fatores ambientais: temperatura, barulho, luminosidade etc.
Por exemplo: você está atendendo um paciente na recepção, mas no momento de sua abordagem há muitas crianças gritando no local. Você tenta estabelecer uma conversa, mas a gritaria das crianças atrapalhar muito.