Cid-10
DEFINIÇÃO:
O CID é a Classificação Internacional de diagnóstico para todos os fins gerais epidemiológicos, saúde, gestão e uso clínico. Estes incluem a análise da situação geral de saúde de grupos populacionais e monitoramento da incidência e prevalência de doenças e outros problemas de saúde em relação a outras variáveis como as características e circunstâncias dos indivíduos afetados, o reembolso, alocação de recursos, qualidade e diretrizes.
Ele é usado para classificar doenças e outros problemas de saúde registrados em muitos tipos de registros de saúde e vital, incluindo certidões de óbito e registros de saúde. Além de permitir o armazenamento e recuperação de informações de diagnóstico para fins clínicos, epidemiológicos e qualidade, esses registros também fornecem a base para a compilação de mortalidade nacional e estatísticas de morbidade pelos Estados-Membros da OMS.
SURGIMENTO:
CID-10 foi aprovada pela Assembleia da Saúde Quarenta e terceiro Mundial em Maio de 1990 e entrou em uso nos Estados-Membros da OMS a partir de 1994.
OMS assumiu a responsabilidade pela CID em sua criação, em 1948, quando a Sexta Revisão, que incluiu causas de morbidade, pela primeira vez, foi publicado. A Assembleia Mundial de Saúde adotou em 1967 a OMS Regulamentos da Nomenclatura que estipulam o uso da CID em sua revisão mais recente para a mortalidade e as estatísticas de morbidade por todos os Estados-Membros.
Foi desenvolvida em 1992 para registar as estatísticas de mortalidade
HISTÓRICO NO MUNDO E NO BRASIL
As atualizações oficiais estão disponíveis como listas anuais de mudanças.
As listas devem indicar a fonte de recomendação e data de implementação.
A Data de aprovação tem sido indicada para todas as alterações, exceto as correções.
Essas atualizações são aprovadas anualmente na reunião de Outubro dos Chefes de Centros Colaboradores da OMS para a Família de Classificações Internacionais.
TIPOS DE