Analise de valor
• A análise do valor (AV) é uma metodologia criada por Lawrence A. Miles, da General Electric, USA, em 1947, para fazer frente à escassez de matérias-primas ocasionada pela II Guerra Mundial.
• Esta ferramenta é largamente utilizada em empresas americanas e européias, tendo sido introduzida no Brasil na década de 70.
• AV “é um conjunto sistematizado de esforços e métodos destinados a reduzir o custo total de um produto, processo ou serviço, mantendo ou melhorando sua qualidade” (Possamai, 1997).
• Análise de Valor é uma técnica de redução de custos, que dá ênfase às funções e características dos recursos de que dispomos e consumimos na realização das atividades”. Abreu (1996).
• Os recursos podem ser materiais, humanos, financeiros, tecnológicos, organizacionais etc.
• Na visão de Ford (1929), consiste em observar que o desperdício dos materiais é uma consequência cuja causa encontra-se em uma perda muito mais relevante, associada à incorreta utilização das pessoas nos processos de produção, em virtude da deficiente análise dos processos de fabricação que geram estas perdas (ANTUNES, 2008).
OBJETIVOS DA ANALISE DE VALOR
A AV aumenta o valor agregado dos produtos, pois analisa por que se faz determinado produto e usa determinados métodos de processamento.
Busca satisfazer seus clientes e produzir cada vez mais eficientemente para se manterem no mercado.
Com o intuito de gerenciar essa demanda e eliminar as Perdas no setor produtivo.
← Melhor relação Recursos-Custos;
← Aumento do valor agregado do produto;
← Aumento da produtividade;
← Simplificação de processos e/ou produtos;
← Redução de Custos;
← Otimização dos recursos disponíveis;
← Satisfação do Cliente
DEFINIÇÃO DE AV/EV
← Alguns autores chamam de Análise de Valor o trabalho que é realizado sobre algo já existente, que esteja sendo realizado.