Fatores que influenciam a comunicação parte 1
A história do jornalismo no brasil esta intimamente ligada ao império de Portugal, mas antes de chegarmos a esta parte é importante olharmos um pouco mais a respeito de senário que o Brasil vivia nesta época.
Há uma coincidência interessante é que o aparecimento do brasil e a história da imprensa são acontecimento de mesma época, porém esta coincidência para por ai uma vez que a produção de texto estava ligada a acessão burguesa e o brasil nesta época iniciava sua existência com o escravismo.
Outro fato curioso é que as Universidades no Brasil também são recentes e o motivo é o mesmo que atraem o desenvolvimento da imprensa. Muitos se perguntam quais são os motivos do grande contraste entre a America espanhola e a Inglesa com as colonias de Portugal e o motivo é o mesmo a exploração!
Uma vez que os europeus encontraram na America do Norte culturas em avançado nível de complexidade que conheciam a mineração que aproveitavam metais preciosos e essa não foi a realidade encontrada no Brasil onde os Portugueses encontraram comunidades primitivas, na idade da pedra lascada. Isso coloca uma um marco divisório entre as ações adotadas pois onde o invasor encontrou uma cultura avança teve implantar a sua cultura substituindo a cultura encontrada o que não foi necessário no Brasil uma vez que aqui não havia uma cultura complexa.
O atraso da imprensa no Brasil tinha apenas uma explicação a falta de burguesia e capitalismo. Porém a história da imprensa no Brasil começa a evoluir em 1808 com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, sendo até então proibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos. Lembrando que as demais colonias europeias já estavam em avançado estado de publicação literária a