petroleo
O que é petróleo?
O nome petróleo significa óleo de pedra, pois o mesmo é encontrado entre poros de determinadas rochas sedimentares no subsolo.
O Petróleo
O petróleo é um liquido de cor escura quase negra, muito viscosa, menos densa que a água, produzida pela degradação lenta de vegetais ou de animais marinhos que abitavam os antigos mares, há milhões de anos, que sofreram no decorrer desse tempo à ação de bactérias, do calor e da pressão.
Trata-se quimicamente de uma mistura muito complexa de compostos orgânicos, principalmente de hidrocarbonetos, associada a pequenas quantidades de oxigênio, enxofre e nitrogênio.
Normalmente em uma jazida petrolífera é perfurado a pressão dos gases que faz com que o petróleo jorre para fora. Ao reduzir-se a pressão, ele para de jorrar e tem de ser bombeado. Assim obtém-se o petróleo bruto
Devido às impurezas que contém no petróleo bruto, ele é submetido a dois processos mecânicos de purificação: decantação e filtração.
Decantação: para separar o petróleo da água salgada (o petróleo é menos denso que a água).
Filtração: para separar as impurezas sólidas como: areia e argila.
A Refinaria
O petróleo bruto não pode ser utilizado diretamente, é necessário separar os diferentes hidrocarbonetos nele existentes, que são principalmente as saturadas. Mas dependendo da sua origem, a constituição pode variar um pouco.
Encontramos também no petróleo impurezas, como o carvão, o enxofre entre outros. Mas com baixo teor de aproximadamente 5 %.
O principal processo utilizado em uma refinaria é a destilação e dentre elas destacam-se a destilação fracionada e a destilação a vácuo.
Destilação fracionada: é baseada na temperatura de ebulição das frações.
Destilação a vácuo: são as frações que não foram separadas na etapa anterior, e são colocadas em outro tipo de torre de destilação, a diferença consiste na pressão, que é inferior a pressão atmosférica.
Como o petróleo tem uma composição