Fatores que influenciam a atividade enzimatica
Metabolismo celular
O metabolismo celular é o conjunto de reações químicas que ocorrem nas células. Existem duas reações de grande importância:
O catabolismo, em que as moléculas mais complexas são transformadas em moléculas mais simples, com libertação de energia.
E o anabolismo, em que ocorre a síntese de moléculas complexas apartir de moléculas simples, com gasto de energia.
Energia de Ativaçao
Para que ocorra uma reação química é preciso que haja a ruptura de ligações nas moléculas dos reagentes e que se formem novas ligações químicas que dêem origem aos produtos.
Para que este processo se torne possível, é necessário fornecer energia ao sistema para se iniciar a reaçao química, dando-se o nome de energia de ativação.
Propriedades dos catalisadores
Um catalisador é uma substância que acelera uma reação química, até torná-la quase imediata, ao diminuir a energia de ativação. Como catalisadoes, as enzimas atuam em pequenas quantidades, não sendo destruídas pelo efeito da reação. Também não alteram o equilíbrio químico das reações em que participam.
Nos organismos vivos, as reações fazem parte de uma via metabólica, isto é, de uma série de reações ordenadas que ocorrem com a intervenção de uma cadeia enzimática, que se inicia com um reagente, o substrato, e que termina num produto final.
Constituição das Enzimas
As enzimas têm uma composição proteica, sendo formadas por uma ou mais cadeia polipeptídicas. Algumas enzimas, para além do componente proteico, possuem um elemento não proteico.
O componente proteico da enzima designa-se de apoenzima, o componente não proteico tem o nome de cofator, e consequentemente ao complexo apoenzima e cofator dá-se o nome de holoenzima. A apoenzima e o cofator, quando isolados, são inativos, mas juntos formando a holoenzima tornam-se ativos.
A função do cofator é permitir a ligação entre o substrato e a enzima, podendo ser utilizados cofatores como: iões metálicos e coenzimas.