Enzimas
➢ NOMENCLATURA Cada enzima recebe dois nomes. O primeiro é um nome curto. O nome recomendado. O segundo é mais completo, o nome sistemático, o qual é utilizado quando uma enzima precisa ser identificada sem ambigüidades.
➢ PROPRIEDADES DAS ENZIMAS As enzimas são catalisadores protéicos que aumentam a velocidade das reações químicas e não são consumidos durante a reação que catalisam.
A. Sítios ativos
As moléculas de enzimas contêm uma região específica formando uma fenda que é chamada sítio ativo, que contém cadeias laterais de aminoácidos. O sítio ativo liga o substrato, formando um complexo enzima-substrato (ES).O complexo ES é convertido em enzima-produto (EP), o qual se dissocia em enzima produto.
B. Eficiência catalítica
A s reações catalisadas por enzimas são altamente eficientes, ocorrendo de 103 a 108 vezes mais rapidamente do que as reações não-catalisadas. Cada molécula de enzima é capaz de transformar 100 a 1.000 moléculas de substrato em produto por segundo.
C. Especificidade
As enzimas são específicas, interagindo com um ou alguns poucos substratos e catalisando apenas um tipo de reação química.
D. Co-fatores