Fatores que determinam o sucesso ou fracasso de um projeto
Módulo: 4
Atividade: Individual
Título: Fatores que determinam o sucesso ou fracasso de um projeto
Disciplina: Elaboração, Avaliação e Controle de Projetos
Turma: BSB – DF
Introdução
Segundo uma das definições do Dicionário Houaiss, o substantivo “projeto” refere-se a uma “descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado” (HOUAISS, 2013). Ainda que precisa, a definição pode ser considerada incompleta. Segundo PIMENTA & THIRY-CHERQUES (2013), numa abordagem mais ampla, um projeto pode ser definido como “uma organização transitória, que compreende uma sequência de atividades dirigidas à geração de um produto ou de um serviço singular em determinado tempo”.
Portanto, um projeto, nesta visão mais ampla apresentada por PIMENTA & THIRY-CHERQUES (2013), compreende não apenas o processo de elaboração – a instância inicial que se aproxima da definição de projeto apresentada por HOUAISS (2013) –, como também os estágios subsequentes de administração e avaliação.
O planejamento, a implementação e o controle dessas etapas, realizados de maneira adequada e tempestiva, aumentam significativamente as chances de que o projeto venha a se desenvolver em linha com as expectativas. Ou seja, esse adequado planejamento e manejo das diversas etapas é um fator crítico para que o projeto seja bem-sucedido, sobretudo no ambiente corporativo competitivo imposto pela aceleração do processo de globalização.
Com efeito, segundo FERRÚCIO (2013), “A necessidade das organizações de maior eficiência e velocidade para atender as necessidades do mercado faz com que os projetos tenham que ser implantados dentro dos prazos requeridos, de acordo com o orçamento aprovado e conforme os requisitos definidos pelo cliente”.
Sondagens sistemáticas conduzidas pelo Grupo Standish desde 1994 – conquanto passíveis de críticas em respeito a sua abrangência (apenas projetos em tecnologia de informação) e metodologia (a definição de sucesso é vista