Fayol
O conjunto de operações de toda empresa pode ser dividido em seis grupos: Técnica: produção, fabricação, transformação; Comercial: compras, vendas, permutas; Financeira: procura e gerência de capitais; Segurança: proteção de bens e de pessoas; Contabilidade: inventários, balanços, preços de custo e estatísticas; Administrativa: previsão, organização, direção, coordenação e controle. Função Técnica
A função técnica nem sempre é a mais importante de todas. Mesmo nas empresas industriais, há circunstâncias em que qualquer uma das outras funções pode ter influência muito maior no desenvolvimento da empresa do que a função técnica.
É preciso recordar sempre que as seis funções essenciais vivem em estreita interdependência. A função técnica, por exemplo, não pode subsistir sem matérias-primas e mercados para seus produtos, sem capitais, sem garantias e sem previsão.
Função Comercial
A prosperidade de uma empresa industrial depende tanto da função comercial quanto da função técnica; se o produto não se vende, a empresa não gera resultados. Saber comprar e vender é tão importante quanto fabricar bem.
A habilidade comercial, unida à sagacidade e à decisão, implica profundo conhecimento do mercado e da força dos concorrentes.
Função Financeira
Está envolvida em todas as ações da empresa, uma vez que gerencia o capital necessário para pagamento de salários, aquisição de equipamentos e matérias-primas, pagamento de dividendos, realização de melhorias nos edifícios e constituição de reservas. É indispensável ter habilidade na gestão dos fundos a fim de empregá-los bem, evitando aplicações indevidas e maléficas para a saúde financeira da organização.
Constitui condição essencial de êxito ter constantemente à vista a situação econômica da empresa.
Função de Segurança
Sua missão é proteger os bens e as pessoas contra o roubo, incêndio e inundação, e evitar greves e atentados e, em