Trabalhos escolares
O Processo de Seis Sigma.
O Seis Sigma não é apenas um controle de qualidade e de formulas estatisticas vai muito além que isso. Faz com que a organização tenha uma melhor liderança, indtrumentos que raciocine sobre assuntos dificeis e é capaz de alterar a visão de uma organização.
Para Pande, Neuman e Cavanagh (2001), Seis Sigma é:
Um sistema muito flexíve que visa sustentar e maximizar o sucesso empresarial. Seis Sigma também é a compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso disciplinado dos fatos, pelas analise de estatisticas e melhoria e reinvenção dos processos do negócio.
Uma ferramenta que auxilia na melhoria de seus processos, alinhando com as necessidades de mercado,visando a rentabilidade e a redução de atividades que não agreguem valor ao processo.
A metodologia utilizada na solução de problemas é o ciclo DMAIC: D – Define (definir), M – Measure (medir), A – Analyse (analisar), I – Improve (melhorar), C – Control (controlar). O objetivo da utilização desta seqüência é para a realização de melhoria em produtos, serviços ou processos. O DMAIC se assemelha ao PDCA, sendo considerado por alguns estudiosos como métodos análogos havendo apenas a mudança na nomenclatura.
Pande, Neuman e Cavanagh (2001) apontam três estratégias na filosofia Seis Sigma:
1ª Estratégia de melhoria do processo – desenvolver soluções com a finalidade de eliminar as causas-raiz dos problemas de desempenho de uma empresa, sem interferir na estrutura básica do processo.
2ª Estratégia de projeto / reprojeto – substituir parte ou todo o processo por um novo.
3ª Estratégia de gerenciamento do projeto - os processos são documentados e gerenciados com medições em todas as suas etapas.
Para Aguiar (2002), um dos fatores que determinam o sucesso do Programa de Seis Sigma é a sua estrutura de implementação e de condução. Este planejamento contém basicamente quatro aspectos:
1 – Metodologia de solução de problemas e de desenvolvimento de novos produtos /