Fatores que causam a queda excessiva
Eflúvio telógeno- os cabelos se tornam ralos,mas não deixa falha
Alopecia areata- Também conhecida como pelada é a perda dos cabelos em uma pequena área arredondada. A causa é ainda desconhecida. Pode ser tratada com medicamentos tópicos ou sistêmicos.
Alopecia androgenética-Calvície hereditária ocorre devido a grandes concentrações de hormônios masculinos ou aumento da sensibilidade à ação desses hormônios.
Deficiência em vitamina D - A vitamina D ajuda no desenvolvimento e crescimento saudável do cabelo e da maturidade dos folículos pilosos,regula o fluxo dos óleos que nutrem o colágeno (tecido que prende o cabelo abaixo da pele). Ele ajuda na absorção do cálcio, que é também importante para o crescimento do cabelo.
Deficiência em Vitamina E - A vitamina E melhora o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo, auxiliando no seu crescimen-to. Adição de 400 IU por dia de vitamina E à dieta estimula os folículos pilosos ao crescimento dos fios.
Deficiência de vitamina A - A vitamina A é envolvida no crescimento e manutenção do cabelo, assim como da pele. A vitamina A regula a síntese de ácido retinóico no folículo piloso.
AnemiaA deficiência de ferro pode desencadear a queda dos cabelos
Dieta pobre em proteínas - Dietas não balanceadas levam uma ingestão inadequada de proteínas e o corpo irá economizar as proteínas dos cabelos, fazendo com ele passem para a fase de repouso, o que acarretará em uma perda grande dos fios.
Distúrbios da tireóide -A diminuição ou o aumento da produção dos hor-mônios da tireóide podem causar a queda dos cabelos.
Uso de produtos inadvertidamente -O uso inadequado de tinturas, água oxigenada, permanentes, alisantes, descolorantes e outros produtos podem en-fraquecer os cabelos levando a sua queda.
Infecção por fungos -Ocorrem áreas de descamação no couro cabeludo com vermelhidão e inchaço, deixando os fios quebradiços.
Uso de pílulas anticoncepcionais