Apresenta O1
DISCIPLINA:SEGURANÇA E SAUDE DO TRABALHO 36 h
DOCENTE: JOSÉ ROBERTO DA SILVA SOUSA
ASSUNTO: RELATÓRIO (NR 35 (TRABALHO EM ALTURA) E
DOENÇAS OCUPACIONAIS).
DISCENTES:
Aparecido Oliveira
Cláudio de Oliveira
Daniel Soares Silva
Lucas Viana Silva
Marcos Alex Bonfim
Rodrigo Junior Silva
ITUAÇU-BA
TRABALHO EM ALTURA
&
DOENÇAS OCUPACIONAIS
INTRODUÇÃO
Uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais se deve a eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes níveis. Os riscos de queda em altura existem em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas. A criação de uma Norma Regulamentadora ampla que atenda a todos os ramos de atividade é um importante instrumento de referência para que estes trabalhos sejam realizados de forma segura. Onde o mundo do trabalho existe realidades complexas e dinâmicas e uma nova Norma Regulamentadora para trabalhos em altura precisaria contemplar a mais variada gama de atividades.
Doença ocupacional é designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Elas se dividem em doenças profissionais ou tecnopatias, que são causadas por fatores inerentes à atividade laboral, e doenças do trabalho ou mesopatias, que são causadas pelas circunstâncias do trabalho.
As primeiras possuem nexo causal presumido, mas nas segundas a relação com o trabalho deve ser comprovada.
Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
Adotou-se esta altura como referência por ser diferença de nível consagrada em várias normas, inclusive internacionais. Facilita a compreensão e aplicabilidade, eliminando dúvidas de interpretação da Norma e as medidas de proteção