Fatores que alteram o efeito de um farmaco
Capazes de modificar a resposta de fármacos
Grupo:Angela,Fernanda Araujo,Miriam,Nayara Rodrigues e Patrícia Toledo
Turma:F5
FATORES CAPAZES DE MODIFICAR A RESPOSTA DE FÁRMACOS:
FATORES DEPENDENTES DO FÁRMACO:
-Outros medicamentos
-Exposições ocupacionais e químicas,etc.
FATORES DEPENDENTES DO PACIENTE:
-Idade
-Peso
-Inanição
-Dieta
-Febre
-Sexo
-Gravidez,etc.
FATORES DEPENDENTES DO AMBIENTE:
-Luz solar
-Estação do ano
-Hora do dia,etc.
FATORES INDIVIDUAIS QUE AFETAM O
METABOLISMO DOS FÁRMACOS
Por diversas razões, as velocidades das reações de biotransformação podem variar acentuadamente de uma pessoa para outra. Entre esses fatores, os mais importantes são discutidos a seguir.
FARMACOGENÔMICA
Os efeitos da variabilidade genética sobre o metabolismo dos fármacos constituem uma importante parte da nova ciência da farmacogenômica.Certas populações exibem polimorfismos ou mutações em uma ou mais enzimas envolvidas no metabolismo dos fármacos, modificando a velocidade de algumas dessas reações e eliminando outras por completo.
Essas diferenças farmacogenéticas devem ser consideradas nas tomadas de decisões terapêuticas e na dosagem dos fármacos.Por exemplo, um em cada 2.000 caucasianos é portador de uma alteração genética na enzima plasmática colinesterase, que metaboliza um relaxante muscular, a succinilcolina (entre outras funções). Essa forma alterada da enzima apresenta uma redução de afinidade pela succinilcolina de cerca de 1.000 vezes, resultando em eliminação mais lenta e em circulação prolongada do fármaco ativo. Caso seja alcançada uma concentração plasmática de succinilcolina suficientemente alta, podem ocorrer paralisia respiratória e morte, a não ser que o paciente receba suporte com respiração artificial até que ocorra a depuração do fármaco.Pode-se observar uma situação semelhante com a isoniazida, um dos fármacos considerados no tratamento da tuberculose da Srta. B. A variabilidade genética, na forma de