enfermagem
A palavra latência significa o estado daquilo que é latente, que, por sua vez, significa algo que não se vê que está oculto, ou ainda, que está subentendido, dissimulado. É o tempo que se estabelece, por exemplo, entre um estímulo e uma resposta. Podemos entender assim porque a fase de latência pode ser considerada, antes de qualquer coisa, um intervalo.
10-Diferenciar as principais características das vias de absorção
Oral:
Mais barata Produzida em larga escala, A ministração fica a cargo do próprio paciente.
Sublingual:
Não sofre efeito de primeira passagem, pois as veias drenam diretamente para a veia cava superior, Absorção rápida, A droga é absorvida mais estável.
Subcutâneas:
Via de absorção lenta e complexa
Intramuscular:
Pode se administrar um volume maior de fármaco, A droga é armazenada e absorvida mais lentamente.
Retal:
Livre do efeito de primeira passagem
Intravenosa:
Rápida
Pode-se aplicar uma dose contínua
Droga vai direto para o átrio direito, não sofrendo o efeito de primeira passagem
Inalatória:
Ação direta em vias aéreas
Rápida absorção
Tópica:
Fácil aplicação
Produzida em larga escala
11- Comparar em relação à velocidade de absorção as principais vias de administração.
A administração de fármacos por via oral é a mais conveniente e é, geralmente, a mais segura, a que custa menos e, por isso, a mais frequentemente utilizada. Tem, no entanto, as suas limitações, devido a vários fatores que afetam o modo de absorção do fármaco administrado por via oral, incluindo outros fármacos e alimentos. Por isso, alguns fármacos devem ser ingeridos em jejum, enquanto outros devem ser tomados com alimentos e, em contrapartida, há alguns para os quais a via oral é contra-indicada. Os fármacos administrados por via oral são absorvidos no trato gastrointestinal. A absorção começa na boca e no estômago, mas efetuam principalmente no intestino delgado. Para chegar à grande circulação,