Fatores Políticos e Sociais
Professor: Djalma Cleydson
Aluna: Maria Luzivânia da Silva
Formação Social Política e Econômica
Monte Horebe Março de 2014
A origem do município Monte Horebe remonta ao ano de 1925, quando Joaquim de Sousa proprietário do Sítio Açude Novo, doou um pequeno patrimônio de terras para a construção de uma capela dedicada a São Francisco de Assis, naquele ano também começou a ser realizada uma pequena feira, que cresceu e desenvolveu durante apenas um ano.
O pequeno povoado foi administrado pela Comarca de Bonito de Santa Fé até o ano de l961. Com a sua emancipação política, passou a ter seus legítimos administradores, que no decorrer dos anos vêm construindo a história política do município.
A sociedade horebense é constituída por segmentos da classe média e baixa, com pequenos e médios proprietários, comerciantes varejistas e funcionários públicos, sendo que a maioria da população sobrevive em média com menos de um salário mínimo. Na cultura, Monte Horebe comemora festas tradicionais, como: festas juninas, religiosas, vaquejadas e pegas de boi, comemorações alusivas ao dia da cidade e circuito de MotoCross. A economia do município é movida pela agricultura familiar ou agricultura de subsistência com plantio de milho, feijão e arroz em menor escala, em consequência das frequentes faltas de chuvas os agricultores só produz praticamente para o sustento familiar, existe ainda no município o cultivo da batata-doce e da mandioca, atualmente, estas também em menor escala. O comércio é um dos setores que desenvolveu bem nesses últimos anos, os programas sociais do governo federal têm contribuído para essa alavancada nesse setor.
Em consequência do acesso a novas tecnologias, da elevação do nível de instrução da população facilitada pelo acesso ao nível superior e de políticas públicas voltadas para os setores mais vulneráveis, a comunidade tem progredido e melhorado a qualidade de