hidraulica
O escoamento de fluidos em condutos livres pode ser classificado segundo o seu comportamento:
No escoamento permanente variado, além da vazão e massa específica constantes, admite-se um gradiente de velocidades devido à aceleração ouretardação, que altera as profundidades:
No escoamento permanente variado gradualmente, além da vazão e massa específica constantes, admite-se um moderado gradiente de velocidades devido à aceleração ou retardação, que altera as profundidades.
No escoamento permanente variado rapidamente, além da vazão e massa específica constantes, admite-se um significativo gradiente de velocidades devido à aceleração ou retardação, que altera sensivelmente as profundidades. 1.1- ESCOAMENTO PERMANENTE GRADUALMENTE VARIADO
O movimento é gradualmente variado quando as profundidades variam gradual e lentamente ao longo do conduto, as grandezas referentes ao escoamento, em cada seção, não se modificam com o tempo, as distribuições de pressões são hidrostáticas, assim, as fórmulas do escoamento uniforme podem ser aplicadas com aproximação satisfatória.
O movimento gradualmente variado pode ser acelerado nos trechos iniciais dos condutos com seção constante e depois uniforme.
O escoamento em canais é caracterizado por apresentar uma superfície livre na qual reina a pressão atmosférica. Estes escoamentos tem um grande número de aplicações práticas na engenharia, estando presente em áreas como o saneamento, a drenagem urbana, irrigação, hidro-eletricidade, navegação e conservação do meio ambiente.
2- TIPOS DE ESCOAMENTOS
2.1- ESCOAMENTO PERMANENTE
Aquele cujas características (força, velocidade, pressão) são função exclusiva de ponto e independem do tempo;
No escoamento permanente, a vazão é constante ao longo da corrente.
Matematicamente:
2.1.1- Escoamento Permanente Uniforme
A velocidade média permanece constante ao longo da corrente; Neste caso, as seções transversais da