Fatores Climaticos e Ambientais de Florianópolis
1. Introdução
Por muito tempo se desconsiderou fatores climáticos ao se tomar decisões projetuais, tornando as edificações dependentes de soluções não naturais que demandavam um alto consumo energético. Com a crise desse setor e o consequente encarecimento do custo da energia, adaptar as edificações a condições específicas de clima tornou-se uma variável importante no projeto.
Em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, a climatologia tem se desenvolvido mais em função da aviação e da agricultura, explicando a localização das estações meteorológicas e a natureza dos parâmetros medidos. Isto faz com que muitos profissionais da área da construção civil ignorem os dados divulgados, pois esses dados nem sempre são adequados para a solução de problemas de projeto de edificação.
Comprova-se isso pelo fato de as estações estarem localizadas em aeroportos e, portanto, apresentarem temperaturas que diferem daquelas encontradas nos centros urbanos, que por sua vez são sensivelmente mais altas. Também não são coletados dados em relação à radiação solar, que possui grande influência nas condições de conforto ambiental.
2. Caracterização climática:
A ilha de Santa Catarina localiza-se entre os paralelos de 27°10 e 27°50 de latitude sul e entre os meridianos de 48°25 e 48°35 de longitude oeste. Caracteriza-se pela sua homogeneidade quanto à pluviometria e, segundo classificação de Köppen, o clima é definido como mesotérmico úmido, com chuvas distribuídas durante todo o ano. Na classificação segundo NIMER (1979) o clima é definido como sendo clima do tipo Tropical Temperado subseqüente, super úmido, apresentando verão quente e inverno ameno, sub-seco.
2.1. Temperatura O caráter temperado do clima confere a esta ilha, ao longo do ano, uma oscilação térmica amena. Destaca que no clima de Florianópolis há um percentual de nebulosidade maior no verão que no