Fatores associados à ocorrência da
FATORES ASSOCIADOS À OCORRÊNCIA DA
DOENÇA DA ARTÉRIA CORONÁRIA
Trabalho apresentado para a disciplina Labora- tório de Estatística I do curso de graduação em Estatística da Universidade Federal do Paraná.
Orientadora: Profa. Sonia Isoldi M. Muller
Curitiba
Dezembro de 2007
RESUMO
O estudo que é apresentado neste trabalho consiste em um conjunto de observações que foram obtidas no banco de dados da Duke University Cardiovascular Disease, consiste em 2.258 pacientes, e foram coletadas variáveis que possam identificar fatores associados à doença da Artéria Coronária. A fim de determinar os fatores associados à doença, foram aplicadas técnicas de regressão logística, para fazer a modelagem e predição dos dados. Utilizou-se recursos computacionais do excel para tabulação dos dados e o software estatístico R para análise do banco de dados.
Palavras-chaves: Regressão Logística, teste qui-quadrado, doença da artéria coronária.
1. INTRODUÇÃO
Os banco de dados é do Duke University Cardiovascular Disease, foram aplicados 2258 questionários em pacientes que passaram pelo centro médico para consultas com cardiologistas. A variável estudada foi a doença arterial coronariana (DAC), que é um tipo de doença do coração, que ocorre quando os vasos sanguíneos que levam o oxigênio ao coração vão se estreitando (estenose), e diminuem até ficarem totalmente obstruídos. O coração obtém oxigênio e nutrientes do sangue que atravessa estas artérias. A aterosclerose é o que causa essa obstrução, que nada mais é que placas de tecidos gordurosos que se formam nas paredes internas das artérias coronárias. Com o aumento dessas placas, o fluxo de sangue diminui e às vezes a própria