FATO E TEORIA
PROFESSORA: LUCIANA APARECIDA GONÇALVES OLIVEIRA
ALUNO: TIAGO LUIZ SCHULZ
CURSO: ENGENHARIA CIVIL-NOTURNO
TEORIA E FATOS
Quando eu fui começar a trabalhar em uma empresa precisei fazer vários exames médicos, e entre esses exames havia o de sangue em que é necessário coletar o sangue com uma agulha. Para mim foi um procedimento tranquilo, sem problema algum.
Quando comecei a trabalhar fiquei sabendo de um fato ocorrido com um colega de trabalho. Quando ele foi realizar os exames de sangue ele “travou”, ficou em pânico com a agulha. No momento em que lhe foi perguntado onde morava ele não sabia responder, seu corpo enrijeceu devido a tensão. A pessoa que estava coletando o sangue precisou esperar até que ele se acalmasse, pois seus braços estavam muito enrijecidos e seria perigoso quebrar a agulha tentando perfurar a pele para coletar o sangue. Um dia quando eu tive oportunidade lhe perguntei sobre esse fato e ele me respondeu que tem muito medo de agulha, não pode nem ver de longe. Então eu perguntei a ele o porquê desse medo. A sua explicação (teoria) foi a seguinte: ele se lembra da primeira vez em que tomou vacina quando era criança, tinha uns cinco ou seis anos, naquela época as agulhas eram esterilizadas com fogo, e a imagem que ele viu foi de uma mulher de branco com uma seringa com agulha na mão e passando essa agulha na chama de uma vela. Essa imagem o impressionou muito, e toda vez que ele vê uma agulha se lembra dessa cena. Porém o medo dele não o incapacita, pois ele é capaz de se acalmar e terminar o procedimento que estiver fazendo, diferente de outros casos em que as pessoas chegam ao ponto de desmaiar como na reportagem abaixo.
JOGADOR DE FUTEBOL EM UMA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE
PORQUE AS PESSOAS DESMAIAM QUANDO VEEM AGULHAS?
As pessoas que têm medo de agulhas têm as mesmas reações que pessoas que têm outros medos, como coração acelerado, respiração superficial e reações nervosas