Fato sicial
“ Os fatos sociais são coisas” ou seja Tudo aquilo que é aplicavéis a toda a sociedade” A objetividade do fato social
Durkheim acreditava que a explicação cientifica exige que o pesquisador mantenha certa distancia e neutralidade em relação aos fatos Ou seja não envolvendo afetivo ou qualquer coisa do tipo entre o cientista e seu objeto .
Procurando Garantir á sociologia um método tão eficiente quanto o das ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, isto é o Objeto em questão deveriam ser medidos comparados e observados independente do que os indivíduos envolvidos pensassem ou declarassem ao seu respeito.
Durkheim queria definir a sociologia como ciência, rompendo com as idéias do senso comum, achismos que interpretam a realidade social.
Método sociológico
Método é o caminho ou processo pelo qual se atinge um objetivo
Ou seja para Durkheim alcançar os seus objetivos ele tinha como ideias centrais São elas :
Contraposição ao conhecimento filosófico da sociedade:
Exemplo , Para durkheim a ciência deveria explicar, não prescrever remédios. Este, para ele, era o problema da filosofia, ela tentava entender a natureza humana , Ou seja, para os filósofos o conhecimento da sociedade pode ser feito a partir de dentro, do conhecimento da natureza do indivíduo.
Para Durkheim, estas concepções eram insuportáveis, pois eram deduções e não tinham validade científica, eram crenças fundamentadas em concepções a respeito da natureza humana. Durkheim acreditava que o conhecimento dos fatos sociológicos deve ir alem do que as pessoas aprendem vivendo
Os fenômenos sociais são exteriores aos indivíduos: Para Durkheim aquilo que era considerado natureza humana é, na verdade, produtos da sociedade (fatos exteriores aos indíviduos) e que não dependem da natureza de cada um para