Resumo M.M. Pistrak Fundamentos da Escola do Trabalho
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARRAIAS
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO- ARTES VISUAIS E MÚSICA
SILVANIA FERREIRA NUNES MANDU
RESUMO DA OBRA FUNDAMENTOS DA ESCOLA DO TRABALHO
MOISEY MIKHAYLOVICH PISTRAK
ARRAIAS-TO
2014
FUNDAMENTOS DA ESCOLA DO TRABALHO
MOISEY MIKHAYLOVICH PISTRAK, TADUÇÃO DE DANIEL AARÃO REIS FILHO
Pistrak (1888-1940) e sua prática de professor e de militante socialista promoveu influência significativa quanto ao processo da educação da República Soviética, bem como no processo de construção da sociedade revolucionária.
Pistrak aborda em sua obra “Fundamentos da Escola do Trabalho” as seguintes temáticas: - Teoria e prática; a escola do trabalho na fase de transição (focando as leis do conhecimento do mundo natural e social, em termos de organização e conscientização do trabalho humano no mundo) o trabalho na escola; o ensino e a auto-organização dos alunos. Apresenta ainda possibilidades de organização das atividades pedagógicas na escola, aponta caminhos para uma pedagogia formadora de cidadãos capazes de superar o processo alienatório, e ainda capazes de participar ativamente e coletivamente da vida social, através de uma nova sociedade fraterna e igualitária.
Para tanto Pistrak almejava a criação de uma nova instituição escolar, na qual o estudo fosse vinculado ao presente, que utilizasse de prática para ensinar e que esse ensino promovesse a superação do egoísmo e individualismo.
Segundo Pistrak “a Escola do Trabalho” capacita o homem quanto ao entendimento referente a sua postura na luta contra o capitalismo, quanto a ocupação pelo trabalhador do espaço em relação ao socialismo, promovendo reflexão a cerca da realidade e da necessidade da instituição de ensino formar os jovens a partir da realidade vivida por eles, a fim de formar crianças com qualificação para ser trabalhadores completos a partir de uma