ética
Conforme o Dicionário Técnico Jurídico, temos o seguinte significado de Ética – Normas e princípios que dizem respeito ao comportamento do indivíduo no grupo social ao que pertence.
No âmbito Profissional: reunião de normas de procedimento comportamental no exercício de uma profissão como as que estão expressas no Código de Ética e Disciplina dos Advogados. O zelo na profissão às obrigações e deveres, as infrações e as sanções previstas para elas estão presentes em o novo Estatuto da Advocacia, assim como a competência do Conselho Seccional e Tribunal de Ética e Disciplina para julgá-los (Lei nº 8.906/1994, Estatuto da Advocacia e a OAB, arts. 31 a 42, 70 a 74; CPC, arts. 14 e 15). (Guimarães, 2007).
2. CÓDIGOS DE ÉTICA
Segundo preceitua Denzin e Lincoln (2006) em uma ciência social livre de valores, os códigos de ética para as associações profissionais e a acadêmicas são o formato convencional dos princípios morais.
Até os anos 80, cada uma das principais associações de estudos acadêmicos havia adotado seu próprio código, com uma ênfase comum sobre quatro diretrizes para conduzir uma ciência indutiva de meios em direção a fins majoritários. (Denzin e Lincoln, 2006).
As quatro diretrizes mencionadas acima podem ser divididas em: “Consentimento informado; Fraude; Privacidade e confidencialidade; e, Precisão”.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
3. ÉTICA NA PESQUISA
Existem várias questões éticas a serem consideradas em relação aos participantes de uma atividade de pesquisa e o seu planejamento.
O pesquisador deve saber se é ética a coleta de informações que está fazendo; se tem o consentimento do pesquisado para coletar informações; o fornecimento de