economia
Fundef
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi instituído pela Emenda Constitucional n.º 14, de setembro de 1996, e regulamentado pela Lei n.º 9.424, de 24 de dezembro do mesmo ano, e pelo Decreto nº 2.264, de junho de 1997. O programa foi implantado, nacionalmente, em 1º de janeiro de 1998, quando passou a vigorar a nova sistemática de redistribuição dos recursos destinados ao ensino fundamental. ( pesquiza retirada do site: http://www.mprs.mp.br/infancia/pgn/id81.htm) .
Este programa atendia somente ensino fundamental e é divido da seguinte maneira 60% desses recursos devem ser utilizados mínimo de na remuneração dos profissionais do Magistério (professores no exercício da docência e técnicos das áreas de administração ou direção escolar, supervisão, orientação educacional, planejamento e inspeção escolar) em efetivo exercício no ensino fundamental público, e o restante (máximo de 40%) em outras ações de manutenção e desenvolvimento desse nível de ensino que durou até 2006. Porém este recurso não atendia toda educação básica somente o ensino fundamental então houve a necessidade de criar outro programa que atendesse toda a educação básica crio-se então o:
FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação que atenderia toda educação básica ), que atenderia toda educação básica. Distribuindo este recurso para os 27 estados, onde o mesmo repesaria para seus municípios. O valor deste recurso é de 20% que são retirados dos impostos, que são proporcionais ao numero de alunos matriculado naquela