CASOS CONCRETOS
1 – Resposta: É a sociedade que vai inserir as normas, valores sociais, além das crenças, tradições e cultura. Em outras palavras, esse processo chama-se socialização, começa na família, tem continuidade na escola e segue sempre, nunca termina.
2 – Resposta: As relações sociais de poder entre homens e mulheres, em que um tem o papel social que é determinado pelas diferenças sexuais. Esse tipo de relação desigual imposto pela sociedade antes mesmo da criança entrar na escola é comum no espaço escolar, que apenas reforça os preconceitos e privilégios de um sexo sobre o outro e ajuda a construção da identidade sexual das meninas e meninos, utilizando-se da disciplina como instrumento para orientar a conduta das crianças segundo seu gênero.
3 –(B) A sociedade nos define, mas é por sua vez definida por nós.
CASO CONCRETO 02 – OBJETO E MÉTODO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
1 – Resposta: Ciências sociais trataria das consequências da seca do nordeste na vida do indivíduo, do fato dele ter que sair de sua terra para ter alimento e água em outro lugar, já as ciências naturais trataria da seca em função da vegetação e dos animais que ali estão sendo prejudicados por ser um local que quase não chove.
2 -
CIÊCIAS SOCIAIS CIÊCIAS NATURAIS
Eventos complexos. Causas simples.
Fatos integrados Fatos isoláveis
Ocorrem em ambientes diferenciados. Casos recorrentes.
Não há sincronia entre os acontecimentos. Sincrônicos.
Não há uma distância entre sujeito e objeto de investigação, a integração entre eles leva a interpretação contextualizada da realidade social. A distância entre o cientista e o objeto de pesquisa toma a objetividade científica mais evidente.
3 – (B) Apenas a III é verdadeira.
Em tempos antigos a família era uma estável, mas hoje em dia existe m grande aumento na proporção de lares desfeitos.
CASO CONCRETO 03: A ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA CULTURA
1 – Resposta: Os mexicanos veem o dia