Administração de cargos e salários
1.) O produto final da análise de cargos é o “catálogo de cargos das descrições e especificações de todos os cargos da companhia”. Para obtenção desse produto, é necessário seguir uma série de passos. Como deve ser o roteiro para a análise de cargos?
2.) Por que é necessário dividir os cargos em grupos ocupacionais para efetuar a análise e especificação?
3.) A análise de cargos serve de base para uma série de atividades em Recursos Humanos. Quais os principais usos da análise de cargos?
RESPOSTAS
1.) R: O processo de analisar cargos envolve seis etapas que considera a organização em constante e dinâmica mudança. Os cargos devem ser constantemente descritos, analisados e redefinidos para acompanhar as mudanças na organização e no seu conteúdo.
Os primeiros passos são examinar a estrutura da organização total e de cada cargo para definir quais as informações requeridas pela análise de cargos, depois selecionar os cargos a serem analisados e ajustar os dados necessários para análise, e por último preparar as descrições e especificações de cargos. Isso tem como função de fazer um planejamento de RH, desenhos de cargos, recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios e a avaliação dos resultados.
Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito. E também se se preocupa com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo.
2.) R: Pois através dessa divisão é possível perceber as diferenças entre os cargos. Exemplo: O operacional, se o fator risco especificar o mesmo grau a todos os cargos, esse fator não precisa ser incluído para análise. Uma vez que o perfil