Fashion Law
Devido ao crescimento da indústria da Moda e a preocupação com os direitos e a legalidade da mesma, levaram o surgimento do Fashion Law. Na tradução, direito da moda, o fenômeno não é uma área especializada do direito, mas uma aplicação de ramos e questões do Direito envolvendo a indústria da Moda, desde a produção à comercialização.
Impulsionando pela agressividade do mercado, o Fashion Law levou as empresas, designers e estilistas, a preocupação da legalidade dos seus produtos e serviços. Então, o assunto trata da propriedade intelectual, industrial, direito autoral, acordos comerciais, marca, e demais áreas que continua a ser investigada por este fenômeno de grande destaque atual.
Na Europa, na década de 2000, a preocupação com esta visão na Moda, começa sendo necessário um conhecimento específico, assim acabou se propagando pelos Estados Unidos. O tema já tem sido bastante debatido no exterior, especificamente nos EUA, está sendo propostas leis com regulamentação especifica, tendo em vista proteger os bens de consumo relacionados ao mercado de Moda.
Ganhando destaque nos Estados Unidos e na Europa, onde já é possível encontrar escritórios de Direito e centros de estudos interdisciplinares em universidades, como exemplo Fordham Law (primeira universidade a oferecer o curso) de Nova York, ambos especializados para o Fashion Law, unindo o mundo fashion e jurídico.
Aos poucos, o Fashion Law começa sua solidificação, assumindo seu destaque progressivo também no Brasil, cabendo somente a Corte a criação de jurisprudência genuína nesta área. Pois é necessário conhecimento para lidar com questões legais envolvendo uma indústria que movimenta milhões, gera empregos e impulsa o comportamento da sociedade brasileira.
http://ffw.com.br/noticias/moda/sao-paulo-recebe-primeiro-seminario-brasileiro-sobre-direito-e-moda/
http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/vida-corporativa/fashion-law-brasil-2015-acontece-em-08-de-maio