Fases do nado crawl
Saída: Para ser realizada a saída (mergulho) no nado Crawl, o nadador deve deixar os joelhos flexionados para obter impulso ao pular, os braços devem estar à frente do corpo e, no momento do atrito com a água, devem estar esticados atrás da cabeça, para fazer o corte na água, ganhando velocidade, e para proteger o pescoço de um choque mais forte com a água. O Voo deve ser prolongado e a entrada na água começa pela ponta dos dedos, executando uma leve inclinação do corpo para maior velocidade de entrada.
Respiração: A Respiração é feita lateralmente, pela boca e nariz, simultaneamente. Ou seja, ao invés de erguer a cabeça para fazer a inspiração do oxigênio, o nadador gira-a para o lado em que o braço faz a recuperação. Existem diversos tipos de respiração: * Respiração 2x1; 4x1 (Unilateral), que geralmente é utilizada em longas distâncias, onde o nadador costuma respirar para o lado em que se têm maior facilidade. Nesta técnica, o nadador respira sempre após a segunda, quarta ou sexta braçada, facilitando a recuperação. * Respiração 3x1; 5x1 (Bilateral), que é utilizada para se obter um equilíbrio mais controlado do nado, sendo utilizada por nadadores de águas abertas. É feita a alternância em direita e esquerda após três, cinco ou sete braçadas. * Respiração Zero, feita por alguns nadadores de alto nível nos 50m livre. Para executar essa técnica, o nadador deve respirar antes de entrar em atrito com a água, e ir até o fim da prova segurando este mesmo oxigênio.
A Expiração é feita dentro da água e de forma explosiva.
Posição do Corpo: O nadador deve estar em decúbito ventral, ou seja, de barriga para baixo, o mais plano possível. Os ombros, pernas e braços devem estar na mesma linha, pouco abaixo da linha da água, e a proporção do corpo deve ser igual, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito.
Braços e Pernas: * Os braços são os maiores responsáveis pela propulsão do nado, devendo ser alternados e contínuos.