Fases do crescimento microbiano - Fermentação
Identificar as principais fases do crescimento celular conforme dados obtidos no experimento (mostrados abaixo)
Descrição das fases observadas:
1: Fase de indução, adaptação ou fase “lag”.
O crescimento microbiano nesta fase varia de acordo com a afinidade dos micro-organismos com o meio em que estão inseridos, sendo esta de rápido desenvolvimento se esta afinidade for alta e de baixa aceleração se o meio não for perfeitamente favorável aos microrganismos.
2: Fase de aceleração do crescimento.
Aqui a velocidade de duplicação da população de micro-organismos cresce até chegar ao nível exponencial (máximo) de crescimento da população de agentes.
3: Fase exponencial do crescimento.
Esta é a fase de maior desenvolvimento do processo. Aqui a produção de biomassa celular é a mais acelerada de todo o processo fermentativo.
4: Fase de desaceleração do crescimento.
Inicia-se a fase de desaceleração da taxa de duplicação dos micro-organismos. Neste período, em processos contínuos uma nova carga de nutrientes necessários ao desenvolvimento é adicionada para que o processo prossiga.
5: Fase de processo contínuo.
Nesta fase do processo fermentativo a população de micro-organismos deixa de aumentar e após essa fase esta população tende a decrescer. Estima-se que nesta fase, a população de micro-organismos vivos é equivalente a população de micro-organismos mortos.
6: Fase de declínio da concentração de células (morte dos micro-organismos).
Esta fase não deve ocorrer em processos fermentativos pois se ocorrer a população de micro-organismos irá decrescer até a total morte dos mesmos. Se esta fase se concluir, o processo fermentativo deve ser reiniciado do zero.