Fases da evolução empresarial
Criatividade: A organização esta no inicio, precisa de pro atividade, criatividade, e iniciativa, as atividades administrativas são negligenciadas, não há muita formalidade.
Crise de Liderança: O gestor responsável começa a ter uma sobrecarga de tarefas, e acaba perdendo o controle da empresa
Revolução da Liderança:Para resolver o problema o gestor passa a dividir as tarefas.
Direção:Após a primeira crise, as atividades passam a ser mais especializadas, departamentos são criados, comunicação passa a ser formal,. Por exemplo: Um funcionário não tem autonomia suficiente para decidir sobre um determinado assunto.
Crise de Autonomia: Ocorre essa crise, pois os funcionários não tem autonomia suficiente para o poder de decisão que é necessário no momento.
Revolução da Autonomia:Passa-se o poder de decisão aos seus funcionários.
Delegação/ Descentralização: A organização começa a criar responsabilidade e divisões mais claras dentre da empresa, a comunicação e controle da gerencia passa a ser de maneira mais distante. Por exemplo, para a diretoria não ficar sobrecarregada, passa a dividir suas funções com seus subordinados.
Crise de Controle: Ocorre quando cada departamento tem autonomia do seu poder de decisão, fazendo com que o gestor tenha conhecimento do funcionamento da empresa.
Revolução do Controle: Cria-se um sistema de comunicação próprio para organização, para que o gestor tome ciência de todos os processos que ocorre dentro da empresa.
Coordenação: A organização cria estruturas formais, investimentos de capital. Exemplo: A organização cria uma assessoria especializada para cuidar dos investimentos e desenvolver uma visão estratégica para a organização crescer.
Crise burocrática:Ocorre quando as regras criadas, começa a atrapalhar o funcionamento da empresa.
Revolução burocrática:Fazer a empresa ser mais flexível.
Colaboração: A organização começa a criar grupos informais que colaboram para resolver os