Fases antropologia
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário * crise do objeto,do enfoque e a delimitação entre a ciencia e politica Parte inferior do formulário
ANTROPOLOGIA JURÍDICA -Confúcio: a natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados.
-Montaigne: cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.
-Desde a antiguidade foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamentos entre os homens a partir das variações dos ambientes físicos.
-Ibn Khaldun: acreditava que os habitantes dos climas quentes tinham uma natureza passional, enquanto ao dos climas frios faltava à vivacidade.
- Jean Bodin afirma que a variação do liquido dominante no clima influi nas relações sociais de diferentes povos.
- Basta comparar os costumes de nossos contemporâneos que vivem no mundo civilizado: a mão de direção inglesa, hábitos culinários franceses etc.
- As diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas através das diversidades somatológicas (corpo humano) ou mesológicas (ambiente/clima). Tanto o determinismo geográfico como o determinismo biológico, foram incapazes de resolver o dilema da diferença de comportamento dos homens.
DETERMINISMO BIOLÓGICO
- São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades especificas, inata a “raças” ou a outros grupos humanos.
- Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais.
- Felix Keesing: não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais.
- As diferenças se explicam antes de tudo pela historia cultural de cada grupo, já que as pesquisas revelam que o nível de aptidões mentais é quase o mesmo em todos os grupos étnicos.
- A verificação de qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado culturalmente