Fase motora reflexiva
Os reflexos são as primeiras formas de movimento humano.
A Fase motora reflexiva, segundo Gallahue vai do período intra-uterino a 4 meses. Esta fase corresponde ao período em que todos os movimentos executados são movimentos involuntários.
Esses movimentos involuntários e a crescente sofisticação cortical nos primeiros meses de vida pós natal desempenham importante papel para auxiliar a criança a aprender mais sobre seu corpo e o mundo exterior.
É através dos movimentos reflexivos que podemos sobreviver na fase inicial de nossas vidas.
Reflexos Primitivos – movimentos relacionados á sobrevivência
Exemplo:
O ato de sugar e de pesquisar pelo olfato, são considerados mecanismos de sobrevivência primitivos
Reflexos Posturais - movimentos (base) relacionados ao desenvolvimento futuro
Exemplo:
O reflexo de arrastar-se, por exemplo, relembra o comportamento de engatinhar (posterior e voluntário).
Os reflexos e suas descrições:
Reflexo de Moro – O bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre os braços e os fecha depois. Surge quando o recém-nascido se sente desequilibrado ou assustado. Some por volta do segundo ou terceiro mês.
Marcha reflexa – Colocado em pé, com apoio nas axilas, ele ergue uma perna dando a impressão de estar andando. É o primeiro a desaparecer. Some até o fim do primeiro mês.
Sucção e busca pelo seio – O bebê abre a boca e suga o que aparece à sua frente. Ao tocar qualquer região em torno da boca, ele vira o rosto para o lado estimulado. A busca pelo seio desaparece por volta do segundo mês, quando o reflexo da sucção passa a ser voluntário.
Preensão palmar e plantar – O recém-nascido agarra o dedo da mãe com força. Esse reflexo ocorre nas mãos e nos pés. O da mão costuma desaparecer por volta do terceiro mês. O do pé continua até o sétimo ou oitavo mês.
Tônico-cervical – Com o bebê deitado, o médico gira a cabeça do bebê para o lado, a criança tende a estender este braço e dobrar o outro.