Desenvolvimento motor
O objetivo principal dos estudos na área do desenvolvimento motor é o entendimento de como se desenvolve as ações dos seres humanos desde o nascimento, prolongando-se por suas vidas. O desenvolvimento motor para Barreiros e Krebs (2007) é considerado como subáreas do comportamento motor, juntamente com a aprendizagem e motora e controle motor, todas com distinções conceituais. Malina (2004) aponta o desenvolvimento motor como (processo pelo qual a criança adquire padrões de movimentos e habilidades), sendo este processo um continuo de modificações que envolvem a interação de vários fatores como a maturação neuromuscular, o crescimento físico, características comportamentais da criança, maturação biológica e desenvolvimento comportamental, os efeitos residuais de experiência prévias dos movimentos e as novas experiências de movimentos. Para isto é importante salientar que o desenvolvimento motor é o estudo do comportamento motor é o processo de mudanças biológicas associadas ao movimento humano durante o ciclo de vida, sendo visto como o processo de mudança no comportamento resultando da interação da hereditariedade e ambiente. O conteúdo proveniente da hereditariedade e ambiente preenche primeiramente a fase reflexiva, atingindo o estágio de inibição dos reflexos, dando inicio aos movimentos voluntários da criança. Para melhor entender os movimentos voluntários e as fases, estágios subseqüentes se fazem necessário a compreensão das primeiras formas dos movimentos humanos que são os reflexos.
Com isso, o objetivo desse trabalho é abordar a temática dos movimentos reflexivos no contexto motor, focando todos os estágios dessa fase.
1. As fases do desenvolvimento motor
O processo do desenvolvimento motor revela-se basicamente por alterações no comportamento motor. Todas as fases dos bebês até a fase adulta estão envolvidos no processo permanente de aprender a mover-se com controle e competência,