Farmácia
-------------------------------------------------
“Um aditivo alimentar é uma substância ou mistura delas, diferentes do alimento original e que estão presentes nesse alimento como o resultado de algum aspecto da produção, processamento, armazenagem ou empacotamento. Esse termo não inclui contaminação acidental” (Organização Mundial de Saúde, 1965).
Conservantes químicos - aditivos colocados intencionalmente nos alimentos para prevenir a deterioração ou decomposição dos mesmos.
Utilização de Aditivos nos Alimentos
Dois fatores geralmente são levados em consideração na elaboração de uma lista de aditivos legalmente permitidos. O primeiro diz respeito à necessidade de sua utilização e o segundo se refere a sua inocüidade em relação a saúde pública.
De um modo geral, os aditivos devem ser utilizados preferivelmente como um meio suplementar nos processos industriais de alimentos e não com o objetivo de substitui-los.
Propriedades dos conservantes:
1- Inibem microrganismos interferem: 0 membrana celular 1 atividade enzimática 2 mecanismos genéticos
2- Antioxidantes: gorduras insaturadas
3- Neutralizantes: acidez
4- Estabilizantes: prevenir alterações físicas
5- Agentes de textura, revestimentos ou embalagens
Quanto as funções dos aditivos
Os aditivos alimentares quanto a suas funções e classificação ou siglas, são reunidos em diferentes grupos conforme segue:
1 - ACIDULANTES (H)
Comunicam ou intensificam o gosto ou sabor ácido aos alimentos processados.
2 - ANTIOXIDANTES (A)
São substâncias que retardam o aparecimento de alterações oxidativas nos alimentos, impedindo a interação com o oxigênio.
3 - AROMATIZANTES E FLAVORIZANTES (F)
São substâncias ou mistura de substâncias possuidoras de propriedades odorÍferas ou sápidas capazes de conferir o intensificar o aroma e ou sabor dos alimentos.
São classificadas ainda em: aromas naturais; aromas natural reforçado; aromas reconstituído, aromas imitação e aromas artificiais.
4 -